Justiça

Cai liminar que impedia Renan de assumir relatoria da CPI da Covid

Decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acata a pedido feito pela Advocacia do Senado Federal, que apontou ilegalidades na ação

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a liminar concedida pelo juiz Charle Renaud Frazão de Moraes que impedia o senador Renan Calheiros (MDB-AL) de assumir a relatoria da CPI da Covid.

A decisão, tomada na manhã desta terça-feira 27, acatou a um pedido feito pela Advocacia do Senado, que apontou a ilegalidade da ação original.

Ao recorrer da decisão de Charle Renaud, os advogados do Senado afirmaram que o ato era “abusivo” e restringia, “sem amparo constitucional, o livre desempenho da função legislativa de um membro do Senado Federal”.

Isso porque Renan Calheiros ainda não foi definido como relator da CPI da Covid, instalada nesta terça-feira 27. Ele deve ser primeiramente indicado pelo presidente da Comissão.

“Embora afirme não haver elementos de informação suficientes para se deferir a drástica tutela provisória (“ainda não vislumbro elementos argumentativos mais densos para avançar na análise do pedido de tutela de urgência”), a decisão, contraditoriamente, avança para satisfazer o pleito de urgência, interferindo irremediavelmente no livre desenrolar dos trabalhos legislativos de um Poder da República.”, complementam.

*Matéria em atualização

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo